quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cristãos ardentes

“Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?” (Lucas 12:49)

Ao longo de sua vida e de seu ministério neste mundo, a presença do Senhor Jesus foi a presença permanente do fogo, ressuscitando mortos, curando leprosos, fazendo andar os paralíticos, purificando a vida de ladrões e prostitutas e confrontando os líderes religiosos.

Jesus veio atear fogo na terra. “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”, foi a profecia de João Batista (Mateus 3:11).

A igreja primitiva era uma igreja que ardia porque recebera o cumprimento literal da promessa: “E apareceram distribuídas entre eles, línguas como de fogo e pousou sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo”(Atos 2:3, 4). Esta sim era uma igreja poderosa, capaz de dizer a um paralítico: “Não temos ouro nem prata, mas o que temos, te damos: em nome de Jesus, levanta-te e anda”. (Atos 3:6) Cada cristão. Cada membro da igreja ardia com o fogo do Espírito Santo. Era impossível passarem desapercebidos. Suas vidas queimavam e o mundo era incendiado com as boas novas de Cristo. Os sinais os acompanhavam por onde quer que fossem. E o Senhor “acrescentava-lhes dia a dia, os que iam sendo salvos”. (Atos 2:47)
Já se passaram séculos depois e eu pergunto: Onde está o fogo?

A igreja passou pelo crivo da reforma. Anos mais tarde houve o “avivamento Pentecostal” onde as igrejas tornaram quase que obrigatório que seus membros falassem “línguas estranhas” projetando-se para o dia de pentecostes relatado no livro de Atos dos apóstolos capitulo 2:3 e 4.

O mundo girou o tempo passou o ardor dos cristãos limitou-se em dança no espírito, sapatinho de fogo, unção disso e unção daquilo. Quando foi a última vez que você viu ou ouviu seu pastor ou algum irmão da igreja dizer “Em nome de Jesus levanta e anda?” O que foi que aconteceu com o fogo que Jesus acendeu quando esteve na terra e que sua igreja devia continuar fazendo crescer?

As igrejas mudaram suas prioridades, ou melhor, os membros mudaram. Os cultos de oração estão sendo trocados por momentos de lazer em que se dedica toda a atenção às novelas, ou ao jogo de futebol. Se houver cultos às quartas-feiras ninguém vai. Afinal é o dia em que se transmite os jogos do campeonato.

As vigílias estão se extinguindo, pois ninguém quer mais buscar os dons do Espírito. Trocaram por aulas de informática, afinal de contas se você não souber navegar na internet, como compartilhar informações pessoais no Twitter, Face Book, Orkut etc.

Se alguém adoecer, o Pastor ora. Se cair alguém endemoninhado, o pastor ora. Os membros, os cristãos, estão noutra. Se a situação piorar, compra-se um lenço suado, uma garrafinha d’água benta, e tudo estará resolvido. Os aleijados agora contam com uma medicina eficaz e moderna. Os pastores que se preocupem em jejuar e orar de madrugada. Alguns nem isso fazem. Nas madrugadas ficam navegando na internet às escondidas. Por que será em? Outros se preocupam em encontrar formas de aumentar as arrecadações, e por aí vai.

Qual a solução para nossa fraqueza humana? O que significa o fogo? “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo”, Profetizou João Batista. O fogo é um dos símbolos do Espírito Santo.

O que devemos fazer para receber o Espírito Santo e sermos envolvidos por esse fogo divino?

Onde está o fogo?

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á”. (Mateus7:7)

O fogo está no mesmo lugar. Aceso. Onde sempre esteve. À disposição da igreja.
Depende de nós...


Fonte: Pr. Brauner F. Verghett na Igreja Presbiteriana Ebenézer - Americana/SP
--------------------------------------------------------------