segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Templo da Assembleia de Deus vira palanque na busca de votos para Celso Russomano

Um dos maiores ministérios da Assembleia de Deus em São Paulo, o de Santo Amaro, na Zona Sul, não só entrou em peso na campanha eleitoral do candidato do PRB à prefeitura, Celso Russomanno, como já estima a filiação de 17 mil pastores e associados ao partido que também compõe a base do governo federal. Em meio à intensiva campanha em busca de votos para Russomanno, dirigentes da igreja transformaram o altar onde era realizado o culto ontem, com a presença do candidato, num improvisado palanque político, com pedido de votos e críticas aos adversários.

Em contrapartida, os pastores já teriam ouvido do candidato o compromisso de aumentar, caso eleito, o canal de diálogo com a prefeitura, que, na gestão de Gilberto Kassab, teria criado entraves para a legalização dos templos. Em reunião há duas semanas, o peerrebista teria dito que a secretaria de Relações Institucionais do município ficaria à disposição da igreja, que tenta resolver impasses burocráticos de pelo menos metade dos templos naquela região.
No início dessa semana, cada um dos 4 mil pastores sêniores ainda serão responsáveis em conseguir 100 votos para Russomanno, como meta estabelecida dentro da própria igreja.

Cerca de 1,2 milhão de cartas serão encaminhadas, também nos próximos dias, às casas dos fiéis pedindo voto no candidato. Até ontem militante do PSDB, o presidente do conselho político do ministério evangélico de Santo Amaro, Renato Galdino, assinou durante o culto de ontem à noite a sua ficha de filiação ao PRB, como "chamamento" para os demais evangélicos. O ato teria sido realizado a portas fechadas.

Celso Russomanno foi o convidado especial do culto de ontem, feito em homenagem ao aniversário de Marcos Galdino, pai de Renato e presidente da congregação naquela área. A Assembleia de Deus de Santo Amaro reúne hoje 296 igrejas, com 86 mil membros. É o terceiro maior ministério evangélico do país. Perde, em tamanho, para o departamento Belém (que apoiaria o tucano José Serra) e Madureira (que trabalharia a favor da candidatura do peemedebista Gabriel Chalita). No total, a igreja evangélica tem 804 templos na capital paulistana. O trabalho de filiação deverá ser assunto dos cultos nos próximos dias.

- Os pastores vão se filiar (ao PRB) porque entendemos que se trata de um partido que pensa o Brasil com uma nova visão. Nossa estimativa é que 17 mil pessoas da igreja ingressem no partido - disse ontem Renato Galdino, enquanto aguardava a chegada de Celso Russomanno ao templo.

O candidato chegou ao lado do advogado Luiz Flávio D´Urso, ex-presidente da OAB-SP, hoje vice candidato a vice. Convidado para receber a saudação dos fiéis, Russomanno agradeceu o apoio dos evangélicos e disse que tem recebido muitas críticas.

- Nos últimos dias estou apanhando muito, mas é porque estamos na frente nas pesquisas - disse ele, seguido por D´Urso, que pediu uma oração aos fiéis para abençoar a todos.

Durante a cerimônia, o ex-vereador Humberto Martins pediu aos fiéis para votar em Celso Russomanno, e não acreditar em "promessas mentirosas dos outros candidatos", disse ele depois de afirmar que havia pedido votos para Serra na eleição em que o tucano disputou a prefeitura. O pastor Marcos Galdino reforçou o tom político no templo. Aniversariante do dia, ele pediu:

- Vocês querem me dar um presente? Então busquem, cada um de vocês, 100 votos para o Celso Russomanno disse ele, que também citou apenas o nome de Serra ao fazer críticas aos adversários do candidato do PRB. O pastor pediu para que os fiéis que fossem votar em Russomanno levantassem as mãos. Diante da resposta, gritava ao microfone:

- Aleluia, aleuia!

Embora negue qualquer influência da igreja na composição de um eventual governo de Russomanno na cidade, Renato Galdino não escondeu as conversas que estreitariam a relação da igreja com uma possível administração do PRB.

- A igreja não vai participar diretamente (da formação do governo), mas indiretamente, já que o Russomanno nos disse que ele colocará uma pessoa aberta à igreja na secretaria de Relações Institucionais - disse Galdino.

Durante a campanha eleitoral, Russomanno chegou a dizer que a ideia era abrir uma igreja em cada esquina de são Paulo.

Vista pelos adversários como disfarçado comitê eleitoral da campanha de Russomanno, é da sede do ministério evangélico de Santo Amaro que os pastores estão concentrando a confecção de material de campanha para o candidato. Segundo Galdino, nada está sendo feito de forma a ferir a lei eleitoral. Todo o material estaria sendo impresso usando o CNJ do presidente Marcos Galdino, e não da igreja.

- Nosso trabalho será da porta para fora - assegurou Renato Galdino, que admite aumentar a força de coalizão entre os evangélicos em apoio a Russomanno.

- Onde fala que Jesus é o salvador, vamos estar juntos.



Fonte: Agência O Globo
-------------------