segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vida marcada pelo recomeço

Quando conhecemos a misericórdia de Deus, entendemos que Ele é Senhor, é o autor da história

A restauração não é algo que ocorre de maneira instantânea. Há um processo de modelagem, no qual somos submetidos pelo Oleiro. Mas isso só pode acontecer se reconhecermos a necessidade de ser restaurados e nos colocarmos nas mãos do Senhor. Jesus sempre leva a sério a nossa intenção quando entregamos a nossa vida em suas mãos. E, se essa entrega for absoluta, o resultado não se limitará apenas a reconstruir um aspecto da nossa vida, e, sim, toda a nossa existência será restaurada.

Na Bíblia, encontramos a história de um rei piedoso, pai de um filho muito conhecido, Manassés. Para quem não sabe, a história desse filho não é tão linda quanto a de alguns homens da Escritura. Ele foi ímpio, caiu desastrosamente por causa do pecado que cometeu. A conduta de Manassés foi um contraste em relação à de seu pai, Ezequias, que foi um rei piedoso, temente ao Senhor.

A descrição que temos do reinado e da vida de Manassés é muito dura, pois representou a expressão do mais vergonhoso paganismo. E, diante de tudo o que fez, ele poderia ter a chance de ser restaurado? Teria outra oportunidade? Poderia ser liberto das amarras impostas pelos assírios? Restituído? Manassés foi levado cativo para a Babilônia e jogado no fundo de um presídio, submetido às mais diversas situações de humilhação.

E é assim que acontece com todo aquele que desobedece a Deus, que não se submete a Ele, mas se entrega a uma vida de afronta ao Criador. Quando olhamos para a história de Manassés, podemos pensar que não haveria mais recuperação para ele, mas esse é o pensamento humano. Deus não pensa assim. E, quando conhecemos a misericórdia desse Deus, entendemos que Ele é senhor, é o autor da história. Faz e refaz o vaso quebrado, pois também é o Oleiro.

O momento pode ser o pior na vida de uma pessoa, ela pode se encontrar afundada no lodo do pecado, mas Jesus Cristo estende a mão e a oferece sua misericórdia, uma nova oportunidade. Não importa quão baixo uma pessoa tenha caído, não importa quão desgraçada tenha sido a vida de alguém, se a pessoa estiver disposta a se colocar nas mãos do Oleiro, Ele a restaurará.

Deus pega o barro e o coloca novamente sobre a roda para restaurá-lo. Descobrir o momento em que se afastou da direção do Senhor é essencial. É importante que a pessoa consiga detectar a circunstância que a fez deixar de ouvir a voz do Pai para ouvir a própria voz. Guarde essa verdade dentro do coração, querido: não importa qual seja a sua situação, se você, verdadeiramente, se humilhar diante dele, a graça e a misericórdia do Senhor restaurarão a sua vida.



Fonte: Pastor Márcio Valadão na Igreja Batista da Lagoinha
--------------------------------------------------