quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Oferta ou Oferenda?


Cuidado para não trazer ao altar a oferenda ao invés da tua oferta!

Oferta é voluntária, tem cheiro suave de amor sem nada querer em troca, é querer servir com tudo o que se é, tem e existe em você como entrega total e generosa a Deus. Na oferta não está em jogo o interesse de querer de volta o que foi entregue como se o altar fosse uma espécie de banco de investimentos. Está dado! É para servir a Deus e ao próximo, não há a intenção de ser reconhecido por ninguém, nem mesmo por Deus se fosse possível. Não está em jogo ser abençoado ou não em troca do que se deu ou “sacrificou”, o que está em jogo, se é que pode ser chamado assim, de jogo, sem perverter mais ainda o real sentido da palavra oferta, é que a oferta é a representação prática de uma forma de serviço ao Reino de Deus, a oferta é missionária e nunca mercenária, e não há jogo nenhum nisto!

Quem deseja ofertar da forma correta deve fazê-lo, ainda que Deus ame a quem dá com alegria, sem esperar nada em troca, gratuitamente, como a Graça que nos alcançou. Ela deve ser feita de acordo com a generosidade do seu coração e de suas possibilidades, apenas com a consciência de que ela seja o seu mais sincero louvor ao Senhor, o seu “muito obrigado por tão maravilhosa obra em minha vida” e nunca para louvor próprio.

A oferta não depende de moeda, nem de troca, ela é antes de tudo, serviço. Quem não tem dinheiro para ofertar no altar, pode e deve ofertar seus dons, seus talentos, sua própria vida, pois antes, sem esta entrega da totalidade da própria existência, dinheiro nenhum do mundo poderá ser transformado em oferta com cheiro suave e agradável ao Senhor. A oferta é comunitária e jamais solitária, qualquer falta de amor, comunhão ou perdão torna imediatamente inválido e apodrece o que é oferecido no altar. Ela é o sinal de um coração livre, sem amarras espirituais ou emocionais, é o fruto de um ser humano que não é avarento e tem mais vontade de abençoar do que ser abençoado e sente muita alegria em ser assim.

Já a oferenda não tem nada haver com a entrega de amor, antes, ela é imposta pelo medo, é a tentativa do suborno para receber algo em troca de alguma divindade que possa dar seu jeitinho nos campos espirituais a fim de facilitar ou agilizar a realização do desejo que está demorando ou poderia não chegar sem o sacrifício.

Oferenda é pagã, é ensinamento de poderes espirituais do mau, é o desejo e a intenção de comprar somente através do sacrifício próprio aquilo que se deseja receber, ainda que seja por puro capricho ou vaidade. Eles dizem que sem o sacrifício não se move o poder espiritual, parece até que a tal entidade que recebe as oferendas é um funcionário público do mundo espiritual, que se beneficia do “lento sistema” que traz à existência as coisas que não existem, para, somente através da oferenda e do sacrifício perfurar a resistência e facilitar o alcance do bem desejado ou fornecer proteção especial e privilégios.

Não se engane e não se deixe ser enganado! Quem faz intermediações, toma ou pede tua oferta e promete uma liberação especial no mundo espiritual em troca disto, está querendo fazer dela uma oferenda. Neste caso ela já não será mais oferta a Deus, ainda que um “homem de deus” (com “d” minúsculo mesmo) ou até mesmo um “anjo de luz” lhe diga que esta é a “visão”, a visão de Deus é outra! A Palavra é a espada que desfaz todo engano, somente por ela pode ser afirmada ou relembrada qualquer promessa de Deus em relação a você e eu. Ela, a Palavra, diz que Jesus já pagou tudo, e tudo não é parte, é tudo mesmo! A obra redentora do Senhor Jesus é completa.

O documento que era contra você e eu foi riscado pelo Senhor e Ele expôs publicamente os principados e potestades ao desprezo através da Cruz. Jesus é o sacrifício e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O que tinha que ser liberado, perdoado, ordenado, restaurado, comprado, pago, curado, abençoado, desfeito, amarrado, repreendido, transferido, destruído e até mesmo destronado no mundo espiritual já está consumado na eternidade pelo sangue e pelo nome de Jesus. De graça! Sem dinheiro e sem preço. Sem sacrifício de nossa parte, somente pela fé no Filho de Deus. Isto quem diz é a Palavra de Deus e quem crê, ensina ou diz o contrário terá que perguntar a Ele e não a mim: “por que é assim?”.

Oferta é quando entregamos a Deus, em amor, o controle de nossa existência e do que temos. Oferenda é quando o homem sai do controle existencial de sua vida sem qualquer amor, por puro egoísmo.

Oferta é prazer em se dar. Oferenda é sacrifício e trabalho para receber algo em troca. Oferta é do bem e para o bem. Oferenda é acordo de injustiça e só reforça as prisões espirituais da maldade.

Quem oferta com alegria semeia em boa terra e certamente colherá os frutos da justiça de Deus. Quem oferenda por constrangimento ou medo de perder a “bênção” só conseguirá colher fardos cada vez mais pesados e jugos nada suaves.

Quem oferta, obedece com e por amor. Quem oferenda, desobedece a ordem de amar.

O Deus que já nos deu tudo de graça em Jesus te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!



Fonte: Pablo Massolar em Ovelha Magra
---------------------------------