segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Presidente dos EUA, Barack Obama jurará posse com bíblias usadas por Lincoln e Luther King

O presidente dos EUA, Barack Obama, jurará o cargo na sessão de posse para seu segundo mandato com a mão sobre dois exemplares da Bíblia, um usado há 150 anos por Abraham Lincoln e outro que foi propriedade do ativista negro Martin Luther King Jr.

Obama indicou nesta quinta-feira o Comitê para a Posse do Presidente. Como é tradição, a primeira-dama, Michelle Obama, será quem dará ambos os livros a seu marido.

O habitual é que o presidente jure sobre uma só Bíblia, na posse de 2009, por exemplo, Obama usou a de Lincoln, mas agora escolheu as duas porque ambas "refletem a grandeza da história da nação americana", disse em comunicado o presidente do Comitê, Steve Kerrigan.

A bíblia de Lincoln foi usada pelo ex-presidente em 1861 para jurar seu cargo e atualmente se encontra conservada na Livraria do Congresso dos EUA, enquanto a de Luther King é propriedade da família do ativista e será 'cedida' a Obama.

"Estou orgulhoso de que a Bíblia do meu pai faça parte da posse de Obama e espero que a nação inteira aproveite esse momento para refletir sobre a enorme responsabilidade que tem sobre seus vizinhos e comunidades", declarou em comunicado o filho do lendário ativista, Martin Luther King III.

Apesar da cerimônia pública na qual Obama jurará sobre ambas as bíblias ser realizada apenas na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, o mandato começa um dia antes. Por isso neste dia o presidente realizará uma "cerimônia privada" na Casa Branca, em que jurará sobre uma Bíblia pertencente a família de sua mulher.

Por sua vez, o vice-presidente, Joe Biden, repetirá juramento sobre a bíblia que ele mesmo já usou em 2009, um exemplar que sua família possui desde 1893, e no qual está impressa uma cruz celta, já que Biden é oriundo de uma família de emigrantes irlandeses. 



Fonte: EFE
--------