terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Não tenho fé suficiente para ser um evangélico moderno

“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele (Jesus) é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o principio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus, não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.”  (I João 3.7-9)

Recentemente li um livro e ainda o estou lendo, cujo titulo é este: Não tenho fé suficiente para ser ateu, dos autores Norman Geisler e Frank Turek. É surpreendente como os autores mostram a necessidade de se ter uma fé extraordinária, para se crer em tudo o que dizem os ateus e evolucionistas; é mais simples, exige muito menos exercício de fé, acreditar no criacionismo divino. Talvez por ser a palavra de Deus um livro que não trata de cosmologia, cosmogonia, antropologia, arqueologia, paleontologia e nem de nenhuma ciência humana, ele o livro santo seja tão combatido e criticado.

Todavia não quero me ater ao debate cientifico sobre criacionismo versus evolucionismo, mas parafrasear o titulo do referido livro, a fim de expor meu total descontentamento com o comportamento de muitos que se dizem evangélicos nos dias de hoje.

É preciso muita fé para acreditar que o comportamento evangélico atual, seja aquele pregado por Jesus e depois pelos apóstolos. Gostaria de com este texto expor algumas posições em que não tenho fé suficiente para praticá-las.

Reconheço que sou pecador, ainda sujeito a influência do pecado neste corpo mortal em que habito, mas abomino a idéia que se viver de braços dados com o pecado, mesmo assim irei eu um dia morar com o Senhor de toda a terra na sua habitação eterna.
Vamos a alguns pontos:

1 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo eu ainda continue bebendo e fumando!

2 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu possa fazer sexo antes do casamento!

3 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu possa continuar freqüentando boates e bailes e as baladas da vida!

4 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu continue a usar drogas sob o pretexto de ganhar os dependentes químicos para Jesus!

5 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu possa continuar roubando ou fraudando o governo, como fazem alguns que se dizem evangélicos!

6 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu venha a apoiar a união de pessoas do mesmo sexo!

7 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu desacredite no nascimento virginal de Jesus!

8 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu diga que a Bíblia não é a palavra de Deus!

9 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu venha a relativizar e contextualizar a palavra de Deus dizendo que estamos vivendo no século vinte e um (21) e não é possível querermos aplicar a correção que a bíblia nos impõe, quando pecamos!

10 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu não acredite mais na volta de Jesus, para julgar vivos e mortos, que não tiverem seus nomes escritos no livro da vida!

11 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu venha a dizer que tanto o diabo quanto Deus são mitos e frutos da imaginação humana!

12 – Não tenho fé suficiente para acreditar, que depois de ter um encontro com Cristo, eu venha a decretar, reivindicar, determinar ou qualquer outra colocação que me leve a pensar que a recompensa do fiel, não é a coroa da vida, na eternidade com Cristo, mas as riquezas deste mundo, que podem me fazer um rei, mesmo que sem trono!

Não! Eu não tenho fé suficiente para ser um evangélico moderno. Que Deus tenha piedade de mim!


Fonte: Pr Ubirajara Quintino - Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer em Americana/SP
--------------------------------------------------------------------------------