terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que tem na cabeça da juventude de hoje?

Hoje tudo e muito rápido, é difícil alguém hoje ter paciência para esperar uma pizza pedida pelo telefone, estamos na geração “fast food”. Até porque a internet, os carros mais potentes, a tecnologia em geral está a frente do nosso tempo. Nessa correria toda eu vejo jovens, adolescentes e até crianças que estão crescendo no meio desse turbilhão. 

Tenho um sobrinho de 8 anos que esses dias me pediu um MP11, uma criança!!! Para que uma criança de 8 anos quer um MP11? Eu acho muito boa toda essa tecnologia, mas eu percebo a cada dia que todo esse avanço e essa modernidade tem sido muito mal administrada por muitos.

Hoje os jovens e adolescentes estão perdendo muitas coisas uma delas é a ortografia. A comunicação e a escrita da juventude de hoje é péssima, eles falam o que eles escrevem. O diálogo deles hoje é vc, tb, tc, blz, mt, hj, rs, d+, (isso é o básico), como será esse diálogo no futuro? Essa linguagem rápida de internet, igual macarrão instantâneo não dá futuro a ninguém.

Antigamente um rapaz cortejava uma moça, eles oravam, depois o rapaz ia à casa da moça para pedi-la em namoro, sonhavam em casar de ter sua casa. O rapaz sempre “correria atrás” de um emprego e a moça também. Hoje as coisas mudaram, eles logo “ficam”, ninguém tem mais compromisso, o rapaz acorda meio dia fica direto na internet bebendo iogurte, as moças estão fazendo o mesmo. Alguém quer compromisso assim?

Lembro de uma história que ouvi, um rapaz que estava apaixonado por uma moça. Ele foi encontrar com ela com a roupa da moda do sec. XXI, uma cueca em cima do umbigo, a calça lá em baixo e detalhe de cinto (a moda é a calça cair com o cinto). Ele chegou para ela e disse: Tudo bem “fror”, a moça quando ouviu essa palavra saindo da boca do seu amado ficou tão feliz como tivesse ouvindo uma poesia. Ela não reparou se ele falava errado ou se estava com uma roupa ridícula. 

Não sou contra a ninguém que fale ou escreva errado até porque dou as minhas escorregadelas também, mas tento consertar. Mas o que eu tenho visto hoje é uma geração que não quer nada, não quero generalizar. Essa louca rapidez de tudo ser muito rápido tem atrapalhado e prejudicado a vida de muita gente. Quantos jovens e adolescentes que atendo ou converso que já enfartaram, andam ansiosos, solitários, com síndrome do pânico e etc.

Essa loucura do dia a dia de não ter tempo para nada e vivermos com a “cara” no computador ou televisão, nós deixa também mais longe das pessoas. Hoje é muito fácil encontrar jovens e adolescentes isolados em um mundo só deles (isso é tão perigoso).

Em Romanos 12.2 diz o seguinte: “Eu não posso me conformar com este mundo, mas eu tenho que transformar através da renovação da minha mente (da nossa mente)”. Mas eu e você só podemos transformar este mundo se a nossa mente for modelada e tratada pelo Espírito Santo e não pelas modas passageiras, pela ansiedade, pelo pecado.

 O que tem na cabeça da juventude de hoje? Se forem coisas boas, se for renovada a cada dia pelo Espírito Santo, você vai andar em lugares altaneiros. Mas se for uma cabeça vazia, você já sabe quem vai dominar, o inimigo da nossa alma, e se você der brecha para ele o seu fim será triste, pois um abismo chama outro abismo (Salmos 42.7).

Separe tempo para estar com sua família, com os amigos, para ler, escrever, estudar. Tenha tempo de buscar ao Senhor Deus enquanto você pode achar (Isaias 55.6). A nossa vida é igual um vapor, hoje estamos aqui, mas o amanhã pertence a Deus (Tiago 4.14). Tenha uma vida viva com Jesus, pois assim a sua mente será a cada dia cheia do Espírito Santo e você fará a diferença nessa geração.



Fonte: Deivison Bahia em Elnet
--------------------------