terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Obama pede ajuda a 'Deus' ao jurar sob a Bíblia seu cargo de presidente dos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, jurou seu cargo para um segundo mandato em cerimônia pública carregada de simbolismo, por coincidir com o feriado de Martin Luther King. “Meus compatriotas, estamos prontos para este momento e o aproveitaremos, desde que o aproveitemos juntos”, afirmou Obama diante de 800 mil pessoas em frente ao Capitólio, pedindo união do povo. Em seu discurso, ele defendeu os direitos de gays, mulheres e imigrantes, além de se posicionar pelo maior controle das armas.

Os 19 minutos de discurso fizeram referências ao famoso “I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”), do pastor Martin Luther King, há quase 50 anos. Obama jurou lealdade ao país e à Constituição sobre as bíblias de seus modelos: a que usou Abraham Lincoln, em 1861, e a do ativista negro Luther King. Entre os convidados, além de políticos e ativistas, havia celebridades. James Taylor cantou ‘America The Beautiful’ e Beyoncé interpretou o hino nacional.

“Nossa viagem não acaba até que as nossas crianças de Detroit, Chicago ou das ruas de Newtown estejam protegidas do perigo”, afirmou num dos momentos mais aplaudidos, em referência ao massacre de 20 alunos de uma escola primária em dezembro.

Ele também pediu para que os políticos deixem de lado o partidarismo para tratar dos problemas econômicos. “Devemos trabalhar juntos, como uma única nação. Essa geração de americanos foi afetada por uma grande crise. Termina agora uma década de guerra. A recuperação econômica começou e nossas possibilidades são intermináveis”, declarou.

Sobre a questão ambiental, Obama afirmou que cabe aos EUA um papel central: “Responderemos à ameaça da mudança climática, conscientes de que, se não o fizermos, estaremos traindo a nossos filhos e às futuras gerações”.



Fonte: O Dia
----------