sábado, 19 de janeiro de 2013

Refletindo sobre os meus e os nossos defeitos

Reconhecer os nossos defeitos pode ser uma qualidade rara, pois geralmente é mais comum tentar esconde-los e, principalmente, não admiti-los. É da natureza humana negar os defeitos ou escamoteá-los como forma de auto defesa num momento em que somos arguidos ou confrontados.

Em geral, não vemos nenhum defeito em nós. Por outro lado, estamos sempre procurando defeitos nos outros. É mais fácil e mais cômodo agir assim. E também é uma forma de esconder os nossos defeitos alardeando os de nossos semelhantes. Isto pode ser feio, mas é normal e até elogiável hoje em dia.

Tudo caminha bem, tudo anda conforme o planejado, afinal o "outro" é pior do que eu, portanto eu estou no lucro. Tem muita gente que prefere viver enganada a ser confrontada. É mais cômodo. É o famoso "faz de conta", "me engana que eu gosto", como dizem por aí. E assim planamos e sobrevoamos sempre acima dos "mortais" imaginado que somos quase perfeitos. Mas, na verdade, estamos cheios de defeitos.

Às vezes fico pensando se nós assumíssemos os nossos defeitos publicamente e procurássemos corrigi-los seriamente. Se de repente eu fizesse uma reflexão e resolvesse deixar certos "cacoetes", certas manias e procurasse ser mais "enxuto" do ponto de vista social. Muita gente iria estranhar quando me visse falando menos, gesticulando mais discretamente e com um andar diferente. Em resposta a alguém, eu diria: só resolvi me comportar melhor, nada demais.

Seria bom se ao invés de procurar defeitos nos outros, nós os procurássemos em nós mesmos. Às vezes me acho chato, preguiçoso, nervoso, "enrolão", dissimulado, vaidoso, orgulhoso, pedante, mas sigo adiante e me acho acima dos padrões, acima da média, embora tenha todos estes e outros defeitos. Às vezes confundimos defeitos com qualidades e invertemos tudo, e até nos ufanamos de nossos defeitos. Aquilo que nos outros é feio, em nós é uma belezura! Enganamo-nos e somos enganados.

Enfim, o nosso conceito de bom, ruim, regular, ótimo, mais ou menos não altera nada, pois estamos sempre tentando esconder o "nosso rabo" e tentando posar de bonzinhos em detrimento de nossos semelhantes. Quanto egoismo e quanta hipocrisia! Tudo fica ainda pior quando descobrimos que o Pai do Céu está vendo e certamente está reprovando a nossa atitude. Ter defeitos não é um defeito, mas esconde-los é uma grande mentira, pois, afinal, todo mundo está vendo eles. Só nós não os vemos ou não os assumimos. Que vergonha! Que falta de dignidade! Mas, enfim, todos nós somos assim.




Fonte: Cícero Alvernaz na Revista Ultimato
----------------------------------------