sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Filme “O Mestre” enfoca surgimento da Cientologia, religião de Tom Cruise e John Travolta

Uma das características do cinema narrativo é a manipulação das emoções da plateia. Todo filme tem um objetivo: fazer rir, chorar, animar, inspirar… No caso de “O Mestre”, o diretor Paul Thomas Anderson (“Sangue Negro”) brinca com cinismo e isso se percebe em várias facetas do filme.

A história acompanha Freddie Quell (Joaquin Phoenix, de “Johnny & June”), marinho que volta para casa, após a 2ª Guerra Mundial, traumatizado e alcoólatra. Em 1950, Freddie encontra Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman, de “O Homem que Mudou o Jogo”), líder de A Causa, um grupo exótico no qual religião, filosofia e ciência se confundem – a inspiração da trama é a fundação da Cientologia (religião de Tom Cruise e John Travolta). Lancaster é o autor de um livro em que explica os preceitos de sua fé e agora escreve o segundo volume.

Durante todo o desenrolar do filme não fica claro para o espectador o quanto Lancaster é um charlatão ou o quanto ele realmente acredita no que faz. É nessa brecha que nasce todo o cinismo de “O Mestre”. O mesmo vale para outros personagens.

A música composta pelo guitarrista do Radiohead Jonny Greenwood (“Precisamos Falar sobre o Kevin”) mistura ritmos dissonantes. Batidas agitadas mesclam-se com instrumentos mais clássicos e a trilha dita o cinismo na massa sonora do filme.

Na parte visual, a mensagem é transmitida por desfoques. São constantes enquadramentos em que os personagens são visíveis, mas há objetos embaçados no primeiro plano. Assim, fica implícito que não se pode ver tudo com clareza, como as intenções dos personagens.

Tudo isso funciona sob a tutela de um diretor competente e um elenco em estado de êxtase. Paul Thomas Anderson apresenta mais um grande filme e nos brinda com alguns belos movimentos de câmera. E Joaquin Phoenix mostra que voltou, de fato, ao cinema, e continua tão enlouquecido na tela quanto o cinema precisa. Indicado ao Oscar de Melhor Ator, ele terá companhia na cerimônia da Academia de seus coadjuvantes, Hoffman e Amy Adams (“Os Muppets”), que interpreta a esposa de Dodd.

O Mestre (The Master, EUA, 2012). Assista o trailer legendado:


Fonte: Edu Fernandes em Pipoca Moderna
------------------------------------