domingo, 3 de março de 2013

Decida: seja uma pessoa melhor!

Quero expor algo fundamental para vivermos dias mais felizes: decida ser uma pessoa melhor. Sabe como? Vou propor um exercício: para cada uma das cinco perguntas abaixo, dê apenas uma resposta. Basta uma resposta, ok?

O que eu preciso mudar pra ser uma pessoa melhor para a minha família?
O que eu preciso mudar pra ser uma pessoa melhor para os meus amigos?
O que eu preciso mudar pra ser uma pessoa melhor para os que trabalham comigo?
O que eu preciso mudar pra ser uma pessoa melhor para os meus vizinhos?
O que eu preciso mudar pra ser uma pessoa melhor para mim mesmo?

Olha, não duvide, isso pode revolucionar sua vida. O primeiro passo pra ser alguém melhor é querer mudar. Talvez esteja na hora de pensar se algumas das reclamações e críticas que você ouve de algumas pessoas não têm um fundo (ou um todo) de verdade, não é, não? Dê uma parada e pense no que tem ouvido dos filhos, cônjuge, amigos, colegas de trabalho, ou até naquilo que você mesmo já se disse, mas não tem dado a devida atenção. 

O segundo passo é decidir mudar. Isto vai exigir um certo esforço, pois você pode estar acostumado a ser assim há muito tempo e talvez precise de muitas tentativas. Mas tente quantas vezes forem necessárias. Quem toma essa decisão experimenta um certo regozijo na vida que, por si só, já vale muito. É mesmo bom pensar: “Eu já decidi: serei uma pessoa melhor!”. E, se tiver muita dificuldade em concretizar esta decisão, o que é comum, ajudará muito compartilhá-la com alguém de sua inteira confiança.

Quero concluir e resumir o que disse neste post e no anterior com as palavras que me serviram de inspiração para ambos: “aquele que ama a vida e deseja ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios de proferir mentiras; afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”. (Salmo de Davi, cap. 34, versos 12, 13 e 14)

É o que cremos: a felicidade emana de lábios sensatos e de ações pacificadoras e benevolentes. A maior de todas as alegrias é esta: viver de modo sensato e, sobretudo, abençoante. Sejamos todos uma bênção!

Deixemos de coisas e cuidemos da vida.



Fonte: Luiz Vanderley V. de Lima em Ensaio Puro e Simples
-----------------------------------------------------