sexta-feira, 20 de abril de 2012

Salmos 102

Ouve a minha oração, Senhor!
Chegue a ti o meu grito de socorro!
Não escondas de mim o teu rosto,
quando estou atribulado.
Inclina para mim os teus ouvidos;
quando eu clamar, responde-me depressa!
Esvaem-se os meus dias como fumaça;
meus ossos queimam como brasas vivas.
Como a relva ressequida está o meu coração;
esqueço até de comer!
De tanto gemer estou reduzido a pele e osso.
Sou como a coruja do deserto,
como uma coruja entre as ruínas.
Não consigo dormir;
tornei-me como um pássaro solitário no telhado.
Os meus inimigos zombam de mim o tempo todo;
os que me insultam usam o meu nome
para lançar maldições.
Cinzas são a minha comida,
e com lágrimas misturo o que bebo,
por causa da tua indignação e da tua ira,
pois me rejeitaste
e me expulsaste para longe de ti.
Meus dias são como sombras crescentes;
sou como a relva que vai murchando.
Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre;
o teu nome será lembrado de geração em geração.
Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião,
pois é hora de lhe mostrares compaixão;
o tempo certo é chegado.
Pois as suas pedras são amadas pelos teus servos,
as suas ruínas os enchem de compaixão.
Então as nações temerão o nome do Senhor,
e todos os reis da terra a sua glória.
Porque o Senhor reconstruirá Sião
e se manifestará na glória que ele tem.
Responderá à oração dos desamparados;
as suas súplicas não desprezará.
Escreva-se isto para as futuras gerações,
e um povo que ainda será criado louvará o Senhor, proclamando:
"Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou;
dos céus observou a terra,
para ouvir os gemidos dos prisioneiros
e libertar os condenados à morte".
Assim o nome do Senhor será anunciado em Sião
e o seu louvor, em Jerusalém,
quando os povos e os reinos se reunirem para adorar ao Senhor.
No meio da minha vida ele me abateu com sua força;
abreviou os meus dias.
Então pedi: "Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias.
Os teus dias duram por todas as gerações!
No princípio firmaste os fundamentos da terra,
e os céus são obras das tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás;
envelhecerão como vestimentas.
Como roupas tu os trocarás e serão jogados fora.
Mas tu permaneces o mesmo,
e os teus dias jamais terão fim.
Os filhos dos teus servos terão uma habitação;
os seus descendentes serão estabelecidos na tua presença".


--------------------------