segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pastoreando o coração dos meus filhos

Quando somos escolhidos por Deus para sermos pais, Deus nos dá uma função muito importante: ser seus agentes aqui na terra.

Muitas pessoas estão confundindo o fato de criar filhos, acham que dar uma boa alimentação, a melhor escola da cidade ou os melhores brinquedos resolvem todo o problema do filho. Quando o pai pensa num bom futuro para o filho pensa num bom emprego, numa boa esposa e uma boa remuneração. Esquecem da vida espiritual da criança. Deus não quer que apenas que criemos nossos filhos, mas quer que sejamos seus pastores.

Quando Deus escolheu a Abraão (Gênesis 18.19), Deus quer que Abraão aja no lugar de Deus , por ordem de Deus. Deus mandou que Abraão desse bons ensinamentos a seus filhos para que estes ensinamentos passassem de geração a geração. Então quando Deus vos escolheu para ser pai ou mãe, Deus confiou á você e sta tarefa, e não á terceiros.

O professor evangelista de crianças é separado e preparado por Deus para andar lado a lado com os pais (Provérbios 22.6), e não cada um para um lado.

Ser pai não é passar para os outros uma função que é sua. Quando nós pais transferimos esta educação para os outros (seja ela educação cristã), corremos o risco da criança ter “outra pessoa”como referencial, como pastor, professor e etc. E estas pessoas sem querer tiram a autoridade dos pais. Quando na verdade a honra deve ser dirigidas aos pais (Efésios 6.2).

Muitos pais estão desatentos á vida espiritual da criança, e isto está abrindo brechas para a ação de satanás, através de desenhos, festinhas populares, etc.

É mais fácil construir um edifício do que reformar, por isso nós devemos construir a vida espiritual da criança e não tentar mudar quando elas estiverem grandes.

As crianças vêem nos pais um espelho, por isso devemos dar bons exemplos a eles.

Qual a melhor maneira de pastorear o coração do meu filho?

1) Dando bom exemplo, sendo modelo.

2) Amando minha família

3) Educando-o para Deus

A) Orando por ele e com ele

B) Ofertando

C) Respeitando e zelando a casa de Deus

D) Mostrando fé

E) Envolvendo-o nas atividades da igreja

F) Cultivando a comunhão com os irmãos da igreja

G) Preocupando-se com o que ele aprende sobre a bíblia

4) Amando seu filho, tendo contato físico

5) Comunicando-se com ele

6) Caminhando com ele, sendo seu amigo

Tendo tempo para ele (prestando atenção em suas atitudes, seus amigos e influências, criando seu filho, brincando, passeando, etc)



Fonte: Flávia Grégio em seu blog
-----------------------------------