quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A solitária busca pela verdade

Quem busca pela verdade precisa acostumar-se à solidão. Esse isolamento da alma é inevitável e ocorre porque quase todos que conhecemos simplesmente escolhem no que acreditar e se acomodam às crendices que lhes convém. Quase ninguém está disposto a mudar, pois o preço de se reconhecer equivocado lhe parece alto demais. Sendo assim, poucos se dão ao longo e extenuante trabalho de investigar a raiz de suas crenças pré-concebidas.

Dentre os poucos que se aventuram pela senda do saber, a maioria interrompe sua jornada no decorrer do percurso. Geralmente caem na armadilha de se refugiar em algum grupo divergente e se dão por satisfeitos, dizendo para si mesmos que a jornada finalmente chegou ao fim. Já não questionam coisa alguma, mas engolem tudo sem mastigar. Não se dão conta de que somente trocaram seus antigos ídolos por algum novo guru. Apenas mudaram de lugar, mas continuam protegidos dentro de alguma trincheira, de onde agora atacam os hereges.

São raríssimos aqueles que tem, ao mesmo tempo, humildade para continuar investigando, personalidade para não vestir um rótulo e coragem para assumir um pensamento diferente. Quem o faz geralmente se descobre sozinho, isolado em seus conhecimentos e sem saber como transmiti-los ao mundo, sem saber como se fazer compreender.

Jesus bem que tentou...
Mas eu nem sei por onde começar.




Fonte: Alan Capriles em seu blog
------------------------------