terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Versão inglesa da Biblia do século XVI quase jogada fora

É um dos 70 exemplares da primeira Bíblia da Igreja da Inglaterra depois de se separar do papado de Roma, e base da King James.

Uma versão muito particular da Bíblia, chamada Bishop's Bible (Bíblia do Bispo), impressa faz mais de 400 anos, tem sido descoberta e recuperada na Inglaterra. 

"Se estava apodrecendo em um armário, com as capas de couro (pele) cobertas de besouros. As páginas eram como papel secante e não cheirava muito bem", disse Arthur Brooks, um leitor da igreja St James em Teignmouth.

Aparentemente, o livro esteve a ponto de ser eliminado antes de que Brooks reconhecesse sua importância e valor potencial.

Acredita-se que só se produziram 70 exemplares desta Biblia do Bispo, impressa pela primeira vez em 1568 pela Igreja da Inglaterra em tempos da rainha Isabel I, só 30 anos após que se produzisse a separação da Igreja da Inglaterra do papado de Roma e o estabelecimento de sua própria hierarquia. 

LONGE DE CALVINO 

Em 1561, o arcebispo Parker, cabeça da Igreja da Inglaterra desde então, apresentou uma proposta para uma nova tradução da Bíblia, a qual foi aprovada pela rainha Isabel I. 

Um grupo de bispos foi desafiado à ambiciosa tarefa de traduzir a Bíblia ao idioma inglês. Diz-se que é diferente da Bíblia de Genebra, outra tradução de grande importância histórica publicada em 1560, já que se tratou de evitar o tom calvinista da mesma. A versão publicada em Genebra foi obra de protestantes que deveriam fugir a Suíça durante o reinado de “Maria a Sanguinária”.

A Biblia do Bispo não sobreviveu como o texto oficial da Igreja da Inglaterra por muito tempo, mas serviu como texto baseie para a famosa Bíblia King James publicada em 1611. Versões revisadas desta famosa tradução ainda se usam hoje nas igrejas. 

A KING JAMES, “ADN DO IDIOMA INGLÊS” 

Em novembro de 2011, a rainha Isabel II, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, e os anglicanos de todo mundo celebraram o 400 aniversário da Bíblia King James, que tem sido chamado o "DNA do idioma Inglês." 

"A tentación sempre está aí para o tradutor moderno quanto a procurar estratégias que façam que o texto seja mais acessível e que quando chegue a tentação, não está a mais voltar por um momento a este texto extraordinário'', disse o Dr. Williams, referindo-se ao significado da Bíblia King James.

Acredita-se que a recentemente descoberta Bíblia do Bispo tem sido impressa pela empresa londrina Charles Barker em 1591. O exemplar tem sido restaurado por experientes do Exeter Museu.

Em caso de sair à venda em leilão, a Bíblia do Bispo poderia ter um valor aproximado de $ 16.000, mas ainda não se decidiu se esta cópia sairá ou não para o  mercado.




Fonte: Protestante Digital 
--------------------