segunda-feira, 2 de abril de 2012

Palestinos participam de procissão católica em Jerusalém

Peregrinos cristãos marcham durante procissão de Ramos em Jerusalém (AFP, Ahmad Gharabli)

Milhares de católicos, entre os quais diversos palestinos dos Territórios ocupados, participaram neste domingo da tradicional procissão de Ramos em Jerusalém, que percorre o trajeto entre o Monte das Oliveiras e a zona antiga, em um ambiente festivo, constatou a AFP.

O porta-voz da polícia de Jerusalém, Shmulik Ben Ruby, estimou o número de peregrinos em 15.000. No ano passado, a procissão reuniu 10.000 fiéis, segundo a polícia israelense.

Vinte ônibus com capacidade para 50 pessoas chegaram para o evento a partir dos Territórios Palestinos, declarou à AFP Xavier Abu Eid, porta-voz da OLP (Organização para a Libertação da Palestina).

"Nos esforçamos em fazer com que todos aqueles que conseguiram uma permissão viessem", disse Abu Eid.

Os cristãos da Cisjordânia e Gaza precisam de uma permissão de entrada dada pelas autoridades israelenses para participar de festas religiosas na Cidade Santa.

Na aldeia cristã de Taybé, perto de Ramallah, a cerca de 20 km de Jerusalém, um terço das solicitações foram aceitas, informou um morador, enquanto seus colegas entoavam cantos de Páscoa em árabe.

Cada paróquia palestina - Taybé, Zababdé, Bir Zeit, Ramallah, Naplusa, entre outras - levava um cartaz com a distância que a separa de Jerusalem com a palavra "Palestina".

No centro do desfile podiam ser vistas bandeiras com as cores palestinas, proibidas em Jerusalém, assim como alguns vestidos tradicionais bordados.



Fonte: AFP
----------