domingo, 5 de agosto de 2012

Somos exemplos??

"Desse modo vocês se tornaram um exemplo para todos os cristãos das províncias da Macedônia e da Acaia. Pois a mensagem a respeito do Senhor partiu de vocês e se espalhou pela Macedônia e pela Acaia, e as notícias sobre a fé que vocês têm em Deus chegaram a todos os lugares. Portanto, sobre isso não é preciso falarmos mais nada". (I Ts 1:7 e 8)

Podemos perceber no texto o testemunho maravilhoso de uma igreja local que entendeu seu papel como luz do mundo. Uma igreja que saiu das quatro paredes do templo, ou melhor, que nunca pertenceu às paredes do templo, como o texto nos relata: Pois a mensagem a respeito do Senhor partiu de vocês e se espalhou... as notícias sobre a fé que vocês tem em Deus chegaram a todos os lugares...

Tomando por modelo a igreja de Tessalônica, se torna inevitável a pergunta que devemos nos fazer como igreja local: Que mensagem temos anunciado? O que as pessoas de toda parte tem falado sobre nós? Qual tem sido o nosso testemunho na sociedade?
Paulo está falando de uma igreja real. Uma igreja que sentiu na pele o desconforto de viver princípios contrários aos da sociedade que lhe cercava. Porém, tirou da adversidade forças para continuar sua caminhada de fé. Percebemos também uma igreja composta de pessoas convertidas a Cristo, que renunciaram suas crenças pessoais para servirem ao Deus verdadeiro.

Sem renúncia não há conversão. É preciso renunciar a tudo que nos impede de servirmos aos propósitos de Deus. Renunciar comodismos, pacifismos, medos; que impedem de nos tornarmos modelos para todos os crentes que estão em nossa volta. Independente dos nossos questionamentos vale o exemplo dado pela igreja dos tessalonicenses. Exemplo este que devemos perseguir como igreja local.

Que possamos assumir a responsabilidade de sermos referência, tanto para as igrejas à nossa volta quanto para a sociedade que nos cerca!



Fonte: Dennes Costa na Primeira Igreja Batista em Florianópolis
---------------------------------------------------------------